Lombo ao leite


Ingredientes:
1,5 kg de lombo (num pedaço só);
01 cebola média picada;
01 pimenta dedo de moça pequena bem picada;
02 dentes de alho bem picados;
02 colheres de tempero pronto;
01 limão tahiti;
01 litro de leite integral;
02 colheres de azeite;
Sal  o quanto baste;
01 colher de sopa de cheiro verde bem picadinho;
01 lata de abacaxi em caldas.
Preparo:  limpar o lombo, esfregar o tempero pronto e mergulhá-lo na marinada feita com a cebola, pimenta, alho, cheiro verde e deixar na geladeira  por pelo menos 3 horas (o ideal é de um dia para o outro).
         Num panela grande, frite bastante o lombo até dourar todos os lados.  Ao mesmo tempo coloque o leite para ferver. Depois de dourado o lombo, despeje a marinada na panela, cozinhe por cinco minutos e depois acrescente o leite quente. Coloque o leite devagar, pois poderá subir e derramar no fogão. Cozinhar por mais uma hora ou até sentir, com a ponta de um garfo, que ele está macio.
         Cortar o lombo em fatias finas com uma faca bem afiada ou, de preferência com uma faca elétrica, dispor sobre uma bandeja e enfeitar com pedaços do abacaxi (ou outra fruta a gosto).
Dica: frite bacon cortado em pedacinhos, até dourar. Coe o que restou (ou parte) na panela do lombo (ainda quente), acrescente o bacon, farinha de mandioca crua, até obter consistência de farofa. Coloque junto na bandeja.
Sérgio Lordello



Comentários

Anônimo disse…
Quanta sabedoria na cozinha, quantos pratos saborosos voce apresenta em seu blog.
Tanto quanto o sabor, a apresentação do prato é parte integrante da sedução da cozinha.
Uma bela mesa, lindas flores, um prato saboroso, um belo vinho, falta convidarmos uma linda mulher para compor um lindo cenário para uma grande noite.
Parabéns

Postagens mais visitadas