terça-feira, 2 de novembro de 2010

Polenta recheada

Polenta recheada com carne moída  


Ingredientes:
         1,0     kg de fubá
         1,2     kg de carne moída
         400    g de mussarela
         2        tabletes de caldo de carne
         1        sache de molho de tomate (340 g)
         6        litros de água
         200    g de queijo parmesão ralado
         3        folhas de louro
         2        cebolas médias
         2        dentes de alho
                   orégano
                   sal à gosto

Preparo: 1) Refogue a cebola e o alho, bem picadinhos, com um pouco de azeite. Adicione a carne moída e mexa bastante, até separar os blocos de carne. Não esqueça de acrescentar umas duas colheres de vinagre. Vá mexendo até a água do fundo desaparecer, então acrescente o molho de tomate e duas medidas de água. Deixe cozinhar, acrescentando um pouco de orégano e as folhas de louro. Verifique o sal.
         2) Numa panela grande, coloque 5 litros de água, os tabletes de caldo de carne e deixe ferver. Antes que a água entre em fervura, pegue o restante dela (fria) e vá colocando o fubá e mexendo para o mesmo não empelotar. Vá despejando na panela e mexendo sem parar. Abaixe o fogo, pois pode espirrar a polenta. Deixe no fogo por 50 minutos, colocando antes o sal e sempre mexa até começar a se soltar do fundo.
         3) Numa forma grande despeje uma parte da polenta (até a metade da altura), forre com mussarela, uma camada da carne moída com molho, mais uma de polenta, mussarela, carne e, finalmente, polvilhe o queijo parmesão. Sirva imediatamente.
         As medidas são apenas uma referência, pois a quantidade de água citada é para uma polenta bem mole. Porção para 15 pessoas.

2 comentários:

Vanessa disse...

Olá Sérgio, vou fazê-la. A dica do vinagre na carne eu não tinha. Qual a finalidade? Para não empelotar a polenta, sabe como eu tenho feito? Eu adiciono o fubá na água fria mesmo. Acho que dá menos trabalho. Não sei se vc quer experimentar tal feito. Abraços e continue OK?
As caminhadas com o Pena, ... continuam? Pelo jeito: boa alimentação, caminhadas culturais, viagens,....!!! Quanta coisa boa não? Abraços,
Marilene

Crônicas, fotos e cozinha disse...

Oi, Marilene
O vinagre tira um pouco o cheiro de açougue da carne e solta a agua dela. Só ponho o fuba na agua fria, nunca na quente.
Todas as sextas continuamos indo visitar as igrejas de Limeira.
Obrigado