Anjos de plantão


          Desde há muito tempo, tenho acompanhado o desempenho do Ceprosom em Limeira, através de trabalhos em grupo elaborados por meus ex-alunos, durante muitos anos. Esta semana agendei uma uma conversa com duas funcionárias de carreira, que deveriam estar por lá há mais de vinte anos, pois queria descobrir porque, nas mais variadas administrações, ele sempre trabalhou a contento, promovendo assistência social para milhares de limeirenses. 


          Primeiro motivo e principal, foi que, na sua criação, e diferente de todos os outros municípios do país (que são secretarias), ele é uma autarquia, ou seja, administra o seu orçamento com autonomia, tomando decisões próprias. Segundo: seus últimos presidentes são do quadro efetivo. Para se ter uma ideia, quem me recebeu foi a presidente atual (20 anos de casa) e a diretora de Desenvolvimento e Cidadania (25 anos) e que confirmaram toda a boa impressão que eu tinha da entidade desde o seu nascimento.


          Ele funciona em 31 pontos distribuídos na cidade, como os tentáculos de um polvo, auscultando toda a população da cidade, nos mais diversos bairros, prestando serviços em defesa dos direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, entre os mesmos estão: por decorrência de abandono, maus tratos físicos ou psicológicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio educativas, situação de rua ou de trabalho infantil, entre outras ações de violação de direitos. Abrange também pessoas moradoras nas ruas, idosos, pessoas com deficiência visual e ou auditiva, cumprimento de medidas sócio educativas para adolescentes com liberdade assistida e prestação comunitária de serviços, etc.


          Responsável pela distribuição do Bolsa Família, que hoje atinge 9500 famílias das quase 120.000 da cidade e o interessante é que, hoje em dia (últimos 2 anos), existe um controle em que o declarante precisa comprovar o cuidado com a vacinação dos filhos, assiduidade na escola, aliado também ao cruzamento de dados da receita Federal, FGTS, auxílio desemprego, INSS e etc, que, em caso de discrepância de dados, o benefício é imediatamente cortado. Existe uma escola profissionalizante em diversas especialidades que é acionada no caso em que se detecte uma necessidade de demanda numa comunidade para proporcionar condições de percepção de renda à pessoa. Exemplo; hoje é dado um curso de culinária aos detentos do presídio de Limeira, responsáveis por toda alimentação própria e do presídio de Americana.



          Para perceber a importância do trabalho do Ceprosom no transcorrer dos anos, basta lembrar que, da cidades de mesmo porte, Limeira é uma das poucas que não tem favelas desde sempre. Atualmente estão levando a atuação dele na zona rural do município, onde os casos relatados de violação de direitos são escabrosos.
          O Ceprosom em Limeira é motivo de orgulho para nós limeirenses.


Sérgio Lordello

Comentários

Postagens mais visitadas