Abrindo novos caminhos



       Sábado passado fui até a residência da minha filha, que fica numa chácara adiante do Jardim do Lago. Já na ida fiquei pasmo com o crescimento daquela região de Limeira nos últimos anos, impressionante a quantidade de novos loteamentos, casas, apartamentos. A volta se deu quase a noitinha e fiquei atônito com o comercio aberto, lojas, supermercados, açougues, bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, igrejas, sorveterias, todos com muitos clientes. Na rotatória do Aeroporto desci pela avenida que leva aos bairros Roseira, Graminha, Vitório Lucato, Santa Amália, dando acesso à via Guilherme Dibbern, o mesmo quadro acima.

       Também na Avenida Antônio de Luna que atinge aos bairros: Aeroporto, Las Palmas, Odécio Degan, Ernesto Kuhl, Lagoa Nova o comercio é um pouco mais moderado que a outra vertente, mas somando todas estas regiões dá para perceber uma outra Limeira, que tem vida própria, independente, cuja população é formada em sua maioria pela classe C mas que demonstra poder de compra que sustenta um desenvolvimento forte. E a tendência para o futuro é o crescimento na região sul da cidade manter-se intenso. Hoje empresas especializadas estimam em 80.000 o número de habitantes na área (25% do município).
       Em compensação ela já tem, e tende a piorar muito, congestionamentos nas suas vias de acesso, rotatórias e cruzamentos. Toda movimentação de entrada e saída destes bairros se faz pela Avenida Lauro Corrêa e o volume de veículos é enorme, com um imenso gargalo que é a rotatória da Barroca Funda. O viaduto previsto para ser construído vai melhorar lá, mas vai transferir o fluxo para as rotatórias subsequentes, não amenizando significativamente o tempo de viagem para os moradores do local.

       Então resta viabilizar caminhos alternativos que podem desafogar também o trânsito da cidade em diversos pontos significativos. Um deles é a futura ligação da via Guilherme Dibbern (Pesqueiro Lago Grande) com o retorno da rodovia Limeira-Piracicaba (Ilha de Bali) onde grande parte já está pronta, faltando pouca extensão, onde já passa uma tubulação de esgotos da BRK.
 Caso concretizada toda a população daquela região que pretende se deslocar para o Piracicaba, Iracemápolis, Belinha Ometto, N.S. das Dores, Jardim Esmeralda, Cemitério Parque, Cordeirópolis, etc., o poderão fazer por esta alternativa, saindo do trânsito do anel viário, rotatórias da Barroca Funda, Enxuto, desafogando-as.

É preciso urgente implantar esses caminhos alternativos já previstos nas diretrizes viárias do município.

Sérgio Lordello

Comentários

Postagens mais visitadas