A Limeira que dá certo



         Apesar de um clima geral de descontentamento com as coisas que parecem não acontecer em nossa cidade, onde muitas esperanças viraram decepções nos últimos anos, existem alguns setores dos quais podemos nos orgulhar e mostram o lado que dá certo em Limeira.
         Nas notícias veiculadas pela imprensa vemos sempre informações de feitos importantes na área de natação, seja nas mais diversas modalidades e estilos. Temos nadadores de alto rendimento representando o país em competições internacionais como Olimpíadas, campeonatos mundiais, americanos como o Guilherme Guido, a Nathalia De Luccas, a Rebeca Bretanha (ararense), entre muitos outros, que foram forjados aqui. Os três clubes, Gran São João, Nosso Clube e Limeira Clube, realizam um trabalho fantástico trazendo associados e não associados para uma rotina intensa de treinamentos. Para que se tenha uma ideia, no primeiro, diariamente, 560 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, desenvolvem atividades relativas à natação, sob o comando de sete professores aonde chegam a percorrer 7.000 metros no dia.
         Gran e Nosso, em parcerias com a Secretaria de Esportes desenvolvem um trabalho garimpando promessas para futuro aproveitamento na piscina do Zoológico. Recentemente, ainda dentro deste convênio, o Gran iniciou o mesmo programa na piscina da Vila Gino. Como resultado, temos inúmeros nadadores inseridos nos grandes clubes brasileiros como Pinheiros, Corinthians, vários participando no triátlon no SESI- São Carlos, sem falar na categoria máster, onde o trabalho dos três clubes é fantástico com mais de 200 atletas participando de competições pelo Brasil afora.
         Já outro setor que brilha intensamente são as categorias de base do basquete do Nosso Clube, onde, hoje quase 200 jovens, com idade entre 12 e 17 anos, frequentam a escolinha de basquete que em mais de 20 anos, tem uma sala de troféus de dar inveja a grandes clubes brasileiros. Em sua galeria há oito títulos de campeão estadual, 14 de campeão do interior, 24 de seus atletas foram campeões brasileiros, oito vice-campeões sul americano, três campeões sul americano e dois títulos do Encontro Sul Americano de Clubes (sub 14 e sub 15).
         Na sua história existem muitos talentos revelados por aqui como: Fúlvio (Brasília), Nézinho (hoje Winner), Betinho, Derick, Dú, Luís Fernando, entre outros. Por todo este currículo, o basquete de base do Nosso Clube é uma referência nacional, motivo pelo qual é procurado pelos menores revelados em suas cidades para treinarem aqui nas categorias sub 16 e sub 17. Apesar de um convênio com a Prefeitura, é preciso complementação de verbas através de patrocinadores e do próprio clube.
         Nestes dois setores (natação e basquete) podemos nos sentir orgulhosos pelo trabalho (abnegado e voluntário de muita gente) realizado na nossa terra e que, junto com outros, fazem parte da Limeira que dá certo.


Sérgio Lordello


Comentários

Postagens mais visitadas