Aposentar, eis a questão!

(acervo próprio)


         Não sei dizer a sensação, mas é complicado.  Principalmente para nós homens. O que fazer para passar o tempo?  Na verdade tenho me preparado já há alguns anos para enfrentar este desafio, assumindo alguns afazeres até então relegados as mulheres, como compras em supermercados, levar os netos na escola, cozinhar, serviço de banco.
         Mas tem coisas impossíveis de se entrar num acordo. Por exemplo: o dia da faxineira. É impraticável a convivência com ela pacificamente. Parece que ela ocupa todos os espaços inimagináveis da casa e expulsa você. Na sala as almofadas estão ao sol; no banheiro os rodinhos e escovas ficam sobre a pia; no seu quarto aparece aquela escadinha para limpar o lustre e tudo ao mesmo tempo. O pior é quando a “abençoada” fica olhando para você, não diz nada e você imaginando no que ela está pensando.
         Procurando alguma coisa para fazer, pensei em montar uma consultoria para novos aposentados, em como se adaptar a esta nova realidade. Você não imagina como hoje em dia é uma arte fazer compras no supermercado. Com certeza se você for tentar se enquadrar na sua nova disponibilidade de tempo sozinho vai acabar desistindo.
         Primeira coisa básica é levar uma calculadora, pois senão, como saber qual o melhor preço, por exemplo, do papel higiênico? Temos rolos de 30, 40, 50 e 60 metros; pacotes com 4, 8, 12, 16 rolos e com folhas individuais e duplas; perfumado, neutro e colorido.
Algum dia você já se aventurou em comprar absorvente para sua filha? Pois bem, não é assim aquela moleza como geralmente nós homens imaginamos. Pense bem, além das inúmeras marcas temos: os com abas e sem abas; para proteção diária ou noturna; camada tripla ou dupla de proteção; para fluxo forte, médio ou fraco, isto sem falar naqueles para uso com biquíni ou maiô.
Calma, isto ainda não é tudo. Saia com sua neta para comprar um presente ou uma lembrança. Pensa que é como quando vamos comprar uma camisa em que se a vendedora ousar apresentar mais de três modelos você desiste na hora da compra?  Das bonecas, a Barbie ainda faz sucesso, por incrível que pareça, mas ela tem hoje em dia algumas concorrentes fortes como a Polly, a Pucca, Miracle Baby, Baby Alive e muitas outras. Mas não se esqueça que elas variam de profissão ora sendo cabeleireiras, cozinheiras, roqueiras, ou de local às vezes estão na praia, na piscina ou no campo.
Caso já tenha desistido, tenho outra opção interessante: arranje dois ou três amigos e aluguem um rancho na beira de um rio, comprem uma tralha de pesca e as iscas, mas não se esqueça de levar junto o número do telefone da peixaria mais próxima. Com certeza você vai precisar.


Sérgio Lordello


Comentários

Postagens mais visitadas